Foliculite
http://pontovida.com.br/beleza/dermatologista-fala-sobre-novo-tratamento-para-foliculite-da-barba
Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele aonde se encontrem os folículos.
Para alguns homens, fazer a barba é uma questão que vai além da estética, pois, em alguns casos, as lâminas de barbear levam à foliculite. Além da barba outras regiões do corpo podem ser atingidas por essa inflamação. Popularmente conhecida como pelo encravado, a foliculite na área da barba, pode ser causada por bactéria, vírus e fungos. Porém a que acomete os homens é chamada foliculite mecânica, causada por barbear como passar a lâmina no sentido inverso ao crescimento dos pelos.
A foliculite superficial, que costuma ser a mais comum, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Foliculite superficial pode ser:
Foliculite Estafilocócica
Foliculite por pseudômonas (foliculite da banheira quente)
Pseudofoliculite da barba
Foliculite Pitirospórica
A foliculite profunda, apesar de mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial - podendo, inclusive, levar ao surgimento de furúnculo. Foliculite profunda pode ser classificada, ainda, em:
Sycosis barba
Foliculite gram-negativo
Furúnculos e carbúnculos
Foliculite eosinofílica
FATORES DE RISCO
Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite, mas certos fatores pode tornar uma pessoa mais suscetível à doença. Estes incluem:
Condições médicas que reduzam sua resistência a infecções, tais como diabetes, leucemia crônica, transplante de órgãos e infecção por HIV/AIDS
Condições de pele pré-existentes, como acne ou dermatite
Trauma para a sua pele associada à lesão ou cirurgia
Uso de antibióticos para tratar acne
Corticoterapia tópica
Obesidade
Exposição a longo prazo para itens de vestuário que podem reter o calor
Exposição constante à água quente
Alterações Hormonais
TRATAMENTO
Esfoliação
Tratamentos Home Care
Uso de loção pós barba
Assepsia
Uso da espuma de Barba
Para solucionar o problema, também é recomendado a depilação a laser, que elimina maior parte dos pelos e diminui a espessura dos restantes, reduzindo as inflamações.
PREVENÇÃO
Embora nem sempre seja possível evitar foliculite, algumas medidas podem ajudar:
Evite usar roupas muito apertadas;
Depile-se com cuidado. Aos homens, outra dica é usar um barbeador elétrico ou uma lâmina nova cada vez que for fazer a barba. Tenha cuidado especial para manter a área limpa e raspada para evitar arranhões e pequenos cortes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
Melo, Ubiratan Pereira, Cíntia Ferreira, e
Maristela Silveira Palhares. "FOLICULITE BACTERIANA EM EQUINOS: RELATO DE CINCO CASOS." (2012).