Massagem Ayurvédica
Datada há mais de 5000 anos, a massagem ayurvédica e uma poderosa medicina que encara a pessoa como um ser integral e age na causa das doenças. A massagem ayurvédica e uma técnica de massagem muito utilizada por médicos e terapeutas ayurvédicos.
A Ayurveda é um dos preciosos oferecidos pelos sábios da índia antiga para toda a humanidade. Trata-se de um dos mais velhos sistemas de medicina e possui uma rica documentação que comprova sua eficácia clínica. Ao mesmo tempo, não é apenas um sistema de medicina no sentido convencional, enquanto tratamento das doenças, É também, e principalmente, um modo de vida que nos auxilia a manter e proteger a saúde. Ela nos ensina a tratar as enfermidades, bem como promover a longevidade.
A massagem é aplicada através de profundos e vigorosos toques com as mãos, cotovelos e até com os pés, proporcionando grande relaxamento, estimulando os músculos e a circulação sanguínea, liberando assim substâncias tóxicas presas aos tecidos e músculos do nosso corpo.
A massagem ayurveda utiliza óleos vegetais, tais como de gergelim, girassol, coco, e oliva, óleos estes sempre prensados a frio, ou a massagem pode ser feita com ervas, para alcançar melhores benefícios. Os óleos e ervas deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente.
O local da massagem é importantíssimo. Escolha ambientes calmos e aconchegantes. Uma sessão por semana é suficiente para renovar as energias.
Benefícios
A massagem pode ser realizada em pessoas de qualquer idade e não há nenhuma contraindicação aparente. Este tipo de técnica é muito indicada e eficaz nos seguintes casos:
pessoas que sofrem com dores musculares moderadas
enxaqueca
problemas na coluna (como má postura)
depressões
estresse
Ansiedade
Os Cinco Elementos da Ayurvédica
Os cinco elementos se manifestam no funcionamento dos cincos sentidos, bem como em toda a fisiologia. Relacionam-se diretamente com a habilidade de perceber o ambiente esterno. Através dos sentidos, os cinco elementos ligam-se ás cinco ações: os elementos éter, ar, fogo, água, e terra são respectivamente ligados aos sentidos de audição, tato, visão, paladar e olfato.
Os Doshas
Os doshas, ou triidoshas, governam todas as funções biológicas, psicólogicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência. Atuam como componentes básicos e barreiras de proteção para o corpo na sua condição fisiológica normal.
São a conjugação dos cinco elementos presentes na natureza.
Assim como toda massagem deve ser realizada por esteticistas ou massoterapeutas devidamente treinados e capacitados para a realização da mesma.
Referências:
Os segredos da massagem ayurvédica- Atreya,2003.