top of page
Fique a Par:

Olheiras: Causas e Alguns Tratamentos

A olheira e uma hiperpigmentação periorbital ou peripalpebral, mais conhecida como Olheira, pode influenciar e estar relacionada à qualidade de vida, uma vez que está intimamente ligada e provoca aparência de cansaço.


As causas são multifatoriais, e envolve fatores, intrínsecos – genéticos e extrínsecos, a vascularização da região dos olhos é um dos fatores que mais contribuem para a existência de olheiras. Fatores como fumo, bebida em excesso, estresse e privação de sono podem contribuir para que haja uma maior circulação sanguínea na região dos olhos.


A genética também é apontada pelos especialistas dermatologistas como fator de grande relevância na existência das olheiras.


TIPOS DE OLHEIRAS

Constitucionais: são olheiras acastanhadas e fundas caracterizadas pela anatomia da face. O globo ocular fica alojado em um orifício que, neste caso, é anatomicamente mais profundo e recoberto por uma pele muito fina que permite transparecer a sombra da cavidade. Muito comum nas etnias indiana e árabe.

Melânicas: olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que fornece o tom a pele), que, por sua vez, é desencadeado pelo excesso de sol ou estímulo hormonal.

Sanguíneas: olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro)

Vasculares: olheiras azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. Tendem a agravar-se em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida.

ALGUNS TRATAMENTOS


Vários cosméticos para o tratamento das olheiras foram colocados no mercado, com promessas de diminuição e até de eliminação das olheiras, mas o passar do tempo mostrou que a camuflagem ainda é o melhor produto para o disfarce.


Hoje, uns dos tratamentos mais procurados e a Luz Intensa Pulsada como uma grande arma na diminuição das olheiras. O tratamento é simples, rápido e indolor. O aparelho é regulado para se adequar ao tipo de pele do paciente. Utilizando óculos de proteção, é feita então a aplicação. Nos dias seguintes ocorre um escurecimento inicial desta área, que irá começar a clarear a partir do sétimo dia, em média. Devemos realizar uma aplicação mensal, em torno de quatro a seis sessões, para se obter uma melhora importante.


Já outra opção é a aplicação de Peelings superficiais. Dessa forma, através de descamações da pele, ocorre a renovação e o clareamento cutâneo.


Sem esquecer de utilizar cosméticos específicos para a hidratação da área dos olhos, principalmente aqueles que possuem componentes para amenizar olheiras.


Procure sempre profissionais capacitados para exercer esses procedimentos. Lembrando sempre que os cosméticos e aparelhos precisam ser registrados pela Anvisa.


Referências:


bottom of page