Câncer de Pele
O câncer mais frequente no mundo é o de pele e há indícios de que a tendência seja de aumento de ocorrência. Pintinhas pequenas ou grandes; acastanhadas, vermelhas ou pretas; esparsas ou em quantidade. Quem é que não tem pintas espalhadas pelo corpo e rosto?
Difícil de encontrar! A grande maioria dos indivíduos carrega consigo ao menos algumas delas. Só para se ter uma ideia, o número médio de pintinhas no corpo e rosto de uma pessoa de pele branca é 30, mas muitas podem ter até 400 exemplares das marquinhas.
Mas o que são as tais das pintinhas? São sinônimos de charme e aparência exclusiva ou imperfeição que representa risco a saúde?
As pintas são pequenas saliências, ou áreas com coloração diferente da comum em decorrência da produção excessiva do pigmento melanina em aglomerados de células da pele. A razão da superprodução do pigmento é desconhecida, assim como a função das pintinhas no corpo.
Melanócitos e Melanoma
Fonte: vietbef.com
Melanoma origina nos melanócitos, células da camada mais profunda da epiderme (camada externa da pele) que são responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Melanócitos de pessoas de pele escura produzem uma grande quantidade de melanina, enquanto as pessoas de pele branca produzem muito menos melanócitos são comumente agrupadas sob a forma de tumores de pele chamados moles (nervos). Quase todo mundo tem várias moles (às vezes até dezenas) que são completamente benignos e não causam quaisquer problemas. Eles podem ser plana ou elevada, grande ou pequena, clara ou escura, e pode aparecer em qualquer parte do corpo. Às vezes, geralmente por uma alteração genética (mutação), os melanócitos parar de funcionar corretamente e começar a crescer sem controle, deslocando e destruindo as células saudáveis ter ao redor. Quando isso acontece, estamos diante de um melanoma. Quando o melanoma é diagnosticado mais cedo, isto é, quando ainda está sobre a superfície da pele, ele pode ser curado. Mas se o melanoma passa despercebido, as células tumorais podem aprofundar, invadindo os vasos sanguíneos e do sistema linfático e se espalhou para outros órgãos distância de infiltração (metástase). É por isso que a detecção precoce é extremamente importante.
A Regra do ABCD
Fonte: www.cuidebemdasuapele.com.br
Aprendendo a conhecer – A regra do ABCD
Além de conhecer os seus riscos para o câncer de pele melanoma, é muito importante que cada um aprenda a olhar para as suas pintas, a reconhecer quando alguma delas apresenta alterações e a buscar imediatamente um médico dermatologista se necessário.
O A significa assimetria, uma mudança na forma em que uma metade da pinta não coincide com a outra; o B relaciona-se às bordas irregulares, uma mudança na margem, onde o contorno da pinta se torna irregular; o C são cores não uniformes, ou seja, uma alteração na tonalidade da cor ou cores diferentes na mesma pinta; o D indica o diâmetro, uma mudança no tamanho que leva a pinta a ter, normalmente, mais de 6 mm .
Quando uma ou mais pintas apresentarem características da regra do ABCD, aconselha-se procurar um especialista. Além disso, se as pintas coçam, doem, sangram, incham, elas também precisam de avaliação médica.
Como prevenir:
A principal medida de prevenção do melanoma cutâneo é evitar ou proteger-se da exposição ao sol. Isto pode ser conseguido de várias maneiras:
Protetor solar.
Usando roupas, chapéus para proteger a pele da exposição direta à luz solar.
Menos horas de exposição ao sol, especialmente em horários de pico verticalidade da luz solar.
Evitar queimaduras solares dos meses de verão, especialmente em pessoas com pele branca.
Referências:
www.gustavoalonso.com.br/cancer-de-pele.
An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(2):179-186, mar./abr. 2003.
calderonpolanco.com/tratamentos-cirurgicos/cirugia-oncologica/melanoma-de-cabeca-e-pessoa/.