Rosácea
A rosácea é uma doença relativamente comum da pele que ocorre devido a um distúrbio de sensibilidade adquirida ou herdada por fatores ambientais ou hereditários. Tornando a pele ruborizada, com oscilações edematosas e dilatação dos vasos sanguíneos na face, principalmente nas regiões do nariz, bochechas e queixo. É uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente os adultos após os 30 anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres e em pessoas de pele clara.
O motivo pelo qual a rosácea provoca estas alterações ainda não está totalmente claro.
A rosácea pode se apresentar de quatro diferentes tipos:
Eritêmato-telangiectásica: se apresenta habitualmente como um rubor persistente no nariz e nas bochechas.
Pápulo-pustulosa: é caracterizada pela presença de pápulas e pústulas localizadas preferencialmente na face central.
Fimatosa: se caracteriza por hipertrofia e espessamento da pele, tornando-a irregular.
Ocular: pode preceder, suceder ou ocorrer simultaneamente com as lesões da pele. Manifestações comuns incluem vermelhidão dos olhos, terçol, sensação de queimação ou corpo estranho, olho seco, visão embaçada, coceira nos olhos ou alterações no lacrimejamento.
Tratamento
A rosácea é uma doença crônica e não existe um tratamento que a elimine definitivamente, mas ela pode ser mantida sob controle. Deve-se evitar os fatores que provocam a sua exacerbação, como: frio intenso, sol e os alimentos quentes.O uso diário de protetor solar é necessário para evitar que os raio UV estimulem a inflamação da pele.
Dentre os tratamentos podemos citar alguns que ajudam a minimizar a rosácea; tais como a medicação que inclui o uso de antibióticos por via oral até se obter a melhora, a aplicação da luz intensa pulsada também pode ser utilizada para o tratamento das pessoas que apresentam apenas eritema.
A indicação do tratamento adequado e a sua duração vai depender da intensidade de cada caso, devendo ser definida pelo médico.
O esteticista deve sempre ter conhecimento da ética, para saber que nos casos de clientes com rosácea ele não pode atuar, mas pode auxiliar o médico dermatologista com tratamentos calmantes para o rosto e que não contenham ácidos, nem promovam a vasodilatação. Usando sempre cosméticos regulamentados e dentro do prazo de validade.
Referencias:
Atlas Colorido de Dematologia Estética - Avram, Marc R./ Tsao, Sandy/ Tannous, Zeina/ Avram, Mathew M.