Depilação Com Luz Pulsada
A depilação com luz intensa pulsada utiliza uma lâmpada de flash com luzes de alta intensidade que emite luz policromática por vários comprimentos de ondas das cores azuis, verdes, amarelas e vermelhas provocando o aquecimento da raiz do pelo acima dos 70 graus, danificando ou retardando o seu crescimento.
Como funciona:
A luz utiliza a melanina como cromóforos para realizar depilação. Nestes, os pelos são utilizados como guias, conduzindo a energia atingindo a pele e é transmitida através dos pelos às células germinativas, quanto mais pigmentado melhor sua ação.
Cuidados anteriores a sessão:
De dois a três dias antes de cada sessão apare os pelos com lâmina ou máquina.
Comparecer com os pelos aproximando- se de 1 a 2 mm de comprimento, bronzeamento anterior á sessão pode induzir a erro de prescrição de dose e gerar queimaduras.
Cuidados posteriores a sessão:
Evitar banhos quentes, utilizar filtro solar com FPS alto e proteger-se do sol de praia e piscina na área tratada durante 15 dias, pois o bronzeamento após a sessão pode ocorrer a hiperpigmentação.
Qual é o intervalo entre as sessões?
Para que a pele possa se recuperar e novos pelos possam crescer, é necessário um intervalo de 21 á 30 dias entre as sessões.
Fases do pelo:
Anágena (Crescimento do pelo): E o período em que a matriz se mantem em atividade mitótica produzindo continuamente um fio.
Catágena (Evolução do pelo): Neste momento ocorre um engrossamento da membrana vítrea, elo que mantem ligado o bulbo em afastamento com a papila dérmica, dura cerca de duas a três semanas.
Telógena (Queda do pelo): De dois a quatro meses acontece a queda do pelo devido ao enfraquecimento da base do folículo, assim inicia-se novamente o ciclo das fases do pelo.
A melhor fase para o tratamento
Fase Anágena, pois a luz tem um contato direto com o pelo que se encontra na raiz e assim tem um efeito mais eficaz.
KEDE, Maria P. V. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2009.
Quantas sessões são necessárias:
A quantidade de sessões varia de acordo com o organismo de cada pessoa, sendo que o tipo de luz e equipamento também influenciam na sua eficácia.
O tratamento é definitivo?
Nenhum tratamento de depilação é definitivo, a pele é um organismo vivo que está sempre desenvolvendo novos folículos, gerando assim novos pelos, por isto requer sessões de manutenção.
Preços:
Os preços variam muito conforme a região corporal, e desconfiem de valores muito baixos.
A aplicação de depilação com luz pulsada deve ser com profissional qualificado e aparelhos registrados pela ANVISA. o esteticista deve estar atento, quando houver lesões na pele, não usar luz na área; manter cadeiras e colchões de macas revestidos de material impermeável e em bom estado de conservação.
Estabeleça confiança, saiba da formação do responsável pelo atendimento.
Referências:
KEDE, Maria P. V. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2009.
COELHO, P. C. A Depilação com Luz Intensa Pulsada. Up to Date, São Paulo, v
.11, n59, p.58-61,2006.
RUDOLF, Carline; PAVELECINI, Sabrina; GALLAS, Juliana Cristina. O PROCESSO DE DEPILAÇÃO DEFINITIVA uma análise comparativa. 2008. TCC (graduação em Cosmetologia e Estética) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2008.