Fotoenvelhecimento: Cuidados para Pele Madura
http://wtpeliculas.com.br/?p=132
O que é Fotoenvelhecimento?
Trata-se de um processo cumulativo de danos teciduais à pele causado pela exposição ao Sol. O grau de fotoenvelhecimento depende da quantidade de exposição solar e do fototipo, ou seja cor da pigmentação cutânea natural de cada indivíduo. A pele envelhecida pelo sol apresenta pigmentação irregular, podendo haver presença de melasma ou sardas solares.
O processo de envelhecimento ocorre tanto por causas genéticas, mudanças hormonais associadas à menopausa (envelhecimento intrínseco), quanto por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação.
Tais sinais podem ser atenuados com o uso de filtros solares, chapéus, óculos escuros e exposição em horários adequados.
Direto no Alvo:
Embora cada pessoa tenha uma necessidade, quando os sinais de envelhecimento se instalam ou antes mesmo deles aparecerem, alguns ativos, de um modo geral, são fundamentais nas formulações cosméticas utilizados pelos esteticistas em tratamentos clínicos.
Veja quais são e como agem:
Ácido hialurônico: trata-se de um componente natural da pele, mas aplicado topicamente proporciona hidratação, impedindo a perda de água pela cútis, por isso é considerado um potente hidratante.
Ácido glicólico: tem a função de renovação celular e estimula a produção de colágeno. Além disso, atua no fechamento dos poros e revitaliza a pele.
Tretinoína e retinol: derivados da vitamina A, atuam na síntese do DNA, promovendo a renovação celular e estimulando a produção do colágeno.
Vitamina C: além de ser um poderoso antioxidante, estimula a síntese do colágeno. Tem função clareadora tornando o tom da pele mais uniforme. Também promove uma renovação celular.
Ácido kójico: sua função é clareadora, pois age como um inibidor de algumas etapas de formação da melanina.
Vitamina E: um poderoso antioxidante, que protege contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres (partículas invisíveis que causam a degradação da pele e favorecem o envelhecimento).
DMAE: é um dos ativos tensores mais eficazes, atua aumentando a firmeza da pele.
Atenção: Muito cuidado com técnicas de estética que envolvam procedimentos invasivos (botox, preenchimento,bioplastia, etc). Estes procedimentos apenas podem ser realizados por um profissional médico.
Outras opções de tratamentos:
Peeling Mecânico
Microcorrentes
Ionização
Luz IntensaPulsada
É importante ressaltar que é proibido ao esteticista prescrever ou indicar qualquer medicamento ou substância para uso sistêmico ou tópico.
Como podemos cuidar para prevenir o fotoenvelhecimento?
Existem diversas medidas para prevenir o fotoenvelhecimento, e o ideal é iniciar todas desde muito cedo – na primeira infância, preferencialmente, já que a interação com o Sol e outros fatores ambientais tem efeito cumulativo no organismo. Entre as principais estratégias de prevenção estão:
Aplicar o protetor no mínimo meia hora antes de sair ao sol, e reaplicá-lo a cada duas horas, e sempre que entrar na água, transpirar ou secar-se com toalha;
Não se expor ao sol entre as 10h e 16h;
Usar chapéu, óculos escuros, camisetas e guarda-sóis quando for à praia ou praticar atividades ao ar livre;
Ter um estilo de vida saudável e alimentação rica em alimentos antioxidantes, como frutas cítricas e vegetais verde-escuros.
Referências:
www.portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Ouvidoria/Assunto+de+Interesse/Fique+de+Olho/Saloes+de+beleza+e+similares.
Tofetti M., Oliveira V. Investigação – Revista Científica da Universidade de Franca (SP) v.6 n. 1 jan. / abr. 2006.
Montagner S., Costa A. Bases biomoleculares do fotoenvelhecimento, An Bras Dermatol. 2009;84(3):263-9,.
Rev. Conexão Eletrônica – Três Lagoas, MS – Volume 13 – Número 1 – Ano 2016
DRAELOS, Z. K. Cosméticos em dermatologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1999: 245. 4.