Biossegurança em Estética: Por que é tão importante?
http://blogcasadaestetica.com.br/biosseguranca-na-estetica-o-que-voce-precisa-saber/
A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos.
De acordo com normas do Centro de Vigilância Sanitária, os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de equipamentos de proteção individual durante os procedimentos realizados, pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.
NORMAS E CUIDADOS NO LOCAL DE TRABALHO
Todo estabelecimento deve respeitar e se adequar à legislação sanitária vigente. De acordo com o decreto no 23.915 da COVISA (Vigilância Sanitária Municipal), os profissionais de beleza deve seguir as seguintes normas sanitárias:
http://www.topclean-mg.com.br/produtos-para-limpeza/
Possuir paredes e pisos lisos e impermeáveis para não acumular microorganismos, poeira ou resquícios de secreções;
Deve ter: lixeira de pedal com saco plástico para descarte de material contaminado, lavatório com sabonete líquido e papel toalha;
Maca com superfície lisa ou lavável, forrada de lençol TNT ou papel branco (resistente). Todos descartáveis devem ser trocados a cada cliente;
Mesa auxiliar (carrinho) com superfície lisa e lavável, para acomodar bandeja forrada com papel toalha para os materiais de uso;
Touca e faixas devem ser descartáveis;
Utilizar instrumentos esterilizados ou descartáveis.
ATENÇÃO: Para cada cliente, as toalhas e lençóis devem ser de uso exclusivo para aquela pessoa durante o atendimento. Não pode usar a mesma toalha ou o mesmo lençol em dois clientes.
PROTEÇÃO INDIVIDUAL DO PROFISSIONAL
As medidas de segurança vão desde o uso de luvas fundamental caso haja contato com sangue, fluídos corpóreos, pele não íntegra e também para manuseios de materiais ou superfícies sujas, como sangue e fluídos, independente do diagnóstico do cliente, além de óculos, avental, touca e principalmente a higiene das mãos. Um ambiente limpo e organizado, mesmo em instalações físicas simples, proporciona o bem estar tanto para o cliente quanto para a equipe de trabalho.
http://www.mundoestetica.com.br/dicas/a-biosseguranca-em-estetica/
CURIOSIDADE
Você sabe qual nome é dado para os controles e eliminação microbiana?
Controle e Eliminação Microbiana
Limpeza É a remoção física de sujidades com a finalidade de manter o asseio higiene do ambiente. A lavagem pode ser com água e sabão ou detergente.
Esterilização Destruição de todas as formas de vida, através de agentes químicos e físicos.
Desinfecção Remoção de agentes infecciosos, na forma vegetativa, de uma superfície inerte, mediante a aplicação de agentes químicos ou físicos.
Assepsia Conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.
Antissepsia Utilização de produtos sobre o tecido vivo (pele) com o objetivo de reduzir os micro-organismos.
REFERÊNCIAS:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar: caderno C: métodos de proteção anti-infeciosos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Brasília. ANVISA.
SCHMIDLIN, K. C. S. Biossegurança na estética: Equipamento de Proteção Individual. Personalité, n° 44, São Paulo, janeiro 2006, p. 80-101.