Serviços de Estética: Compete á qual Profissional?
www.esteticapulse.com.br
As clínicas representam um investimento em ascensão no mercado da beleza no Brasil. A procura pelos serviços é muito grande, visto que hoje as pessoas buscam sempre ser a melhor versão de si mesma e investem o que podem no seu bem-estar.
Tratamentos como limpeza de pele, peeling, preenchimentos, massagens com aparelhos específicos e tratamentos estéticos avançados variados são alguns dos serviços que podem ser encontrados em uma clínica de estética. Profissionais especializados e qualificados fazem parte do negócio, como biomédicos estetas, esteticistas, dermatologistas, fisioterapeutas dermato funcionais, nutricionistas estéticos, esteticistas, entre outros.
O que manda a Lei ao montar uma clínica de estética
Ao pensar em montar uma clínica de estética, a legislação exige um profissional graduado na área da saúde, especializado em pós-graduação reconhecida pelo MEC e habilitado pelo seu respectivo Conselho de Classe, para que assim, tal profissional da saúde possa responder sobre os procedimentos injetáveis e perfuro-cortantes, tais como: aplicação de botox, aplicação de preenchimentos faciais , aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings de média potência que só podem ser feitos por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas em pele e metabolismo. Estas classes são as únicas autorizadas por meio de Resoluções e Pareces específicos dos seus respectivos Conselhos de Classe.
Outro cuidado muito importante ao ser tomado é quanto às normas da Vigilância Sanitária, que fiscaliza tudo que põe em risco à vida dos pacientes, como também se existem no local ambientes com potencial infeccioso. Portanto, os proprietários devem estar sempre atentos e informados quanto às normas da ANVISA no que se refere ao funcionamento de uma clínica de estética.
Diferença entre Clínicas de Estética e Centros de Estética
A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM). As clínicas de estética que recebem licença para realizar procedimentos como aplicação de injeções e/ou outras intervenções perfuro-cortantes só podem funcionar com Responsáveis Técnicos especialistas e habilitados.
Público alvo
O público que procura os serviços de uma clínica de estética é na maioria mulheres, acima dos 25 anos de idade. São vaidosas e bem-sucedidas e buscam as vantagens de novas e modernas técnicas do setor de estética e beleza para se manterem sempre bonitas.
Você irá precisar de:
Equipamentos: Os equipamentos estéticos necessários para se montar uma clínica estética de qualidade varia de acordo com o tamanho do planejamento do negócio e as necessidades de aparelhos como, massageadores, aplicadores de calor e frio, macas, bancos, cadeiras, cosméticos, carrinhos auxiliares, lupas, luzes para cromoterapia, estufas, balanças, linha térmica, pincéis, máscaras descartáveis, espelhos, aparelhos para manicure etc. Além de, computador, telefone/fax, móveis para escritório e outros.
Estrutura: Cada sala de atendimento não deve ter menos que 10 m².Os ambientes masculinos e femininos devem ser separados e, a estrutura do local deve obedecer às normas da legislação para clínicas estéticas.
Localização: Grandes bairros, ou centros, shoppings e locais preferencialmente frequentados por famílias, são uma boa opção.Prefira locais acessíveis e se possível com estacionamento.
Investimento inicial: Aproximadamente R$50 mil.
Retorno: 2 ou mais anos.
Funcionários: Serão necessários 4 ou 5 funcionários.Sendo um recepcionista ou o dono.
Conclusão
É indispensável que o empreendedor solicite informações detalhadas, sobre tudo de ordem higiênico sanitário, junto a autoridade sanitária municipal, antes de iniciar a exploração do empreendimento.
Referência:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.