top of page
Fique a Par:

O que é Acne?

A acne vulgar é a doença cutânea mais frequente, afetando 85 a 100% da população em algum momento da vida. É caracterizada por lesões que resultam da ação dos hormônios sobre as glândulas sebáceas da pele, elevando a produção de sebo. A acne é mais comum no rosto, pescoço, colo, costas e ombros. Geralmente, tem início na puberdade, mas a duração é variável, podendo persistir na idade adulta em 50% das pessoas acometidas, e é possível, em alguns casos, deixar sequelas cicatriciais.


Segundo as lesões apresentadas, a acne pode ser classificada em cinco graus. Sendo eles:


Sendo uma doença de duração prolongada, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na autoestima de jovens e adultos acometidos pela acne.

O tratamento da acne deve ser orientado por médicos e esteticistas, sendo profissionais capacitados e a escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação do cliente com a ficha de anamnese. A cosmetologia também evoluiu e hoje o controle acneico tornou-se mais fácil.


A participação do cliente durante o tratamento é de grande importância. A maioria das pessoas acometidas pela a acne não resiste as lesões e insistem a extraí-las em casa. Neste caso está somente piorando o quadro inflamatório. A melhor atitude a tomar, é não mexer e fazer uso de secativos indicados pelo profissional responsável.


Limpezas de pele são recomendadas e podem ser realizadas, desde que sejam feitas por um profissional competente, que atue na área da estética. Caso contrário existe o risco de exacerbação dos sinais e sintomas.


Conforme a gravidade das lesões, o profissional da estética pode recomendar a procura por um tratamento médico, preferencialmente dermatologista, para que seja realizada uma abordagem multiprofissional. A prescrição de fármacos só pode ser realizada pelo médico.


O uso regular de protetor solar, contribui na prevenção de manchas e possivelmente de acne.


Procure um profissional da saúde estética para evitar cicatrizes físicas e emocionais dessa patologia.



Referências:


AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R; AZULAY- ABULAFIA, L. Dermatologia. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.


KEDE, MARIA P. V. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2009.


Ribeiro, Cláudio de Jesus Cosmetologia Aplicada a Dermoestética 2.ed. 2010





bottom of page