PSORÍASE: "Um Toque de Conhecimento"
É preciso conscientizar a população sobre psoríase, informar sobre a doença e quebrar os estigmas relacionados a ela.
Atualmente, cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.
Sua causa é multifatorial com uma manifestação predominantemente cutânea. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.
Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam histórico familiar.
Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.
Veja, abaixo, o documentário que conta a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade. Assista, divulgue e ajude a acabar com o preconceito que atinge milhares de portadores de psoríase.
O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos para os casos mais graves. E deve ser realizada exclusivamente por um médico especialista.
A resposta ao tratamento também varia muito de um paciente para outro e o componente emocional não deve ser menosprezado. O esteticista pode auxiliar no tratamento da psoríase promovendo uma melhora na qualidade de vida, conscientizando o cliente da importância da proteção solar e da hidratação da pele que é de extrema importância para aliviar os sintomas e melhorar o aspecto da pele, apenas alguns cuidados devem ser tomados nas regiões acometidas. Manter um estilo de vida saudável evitando o estresse colabora para a melhora do quadro clínico.
Não existe cura definitiva para a psoríase, mas é possível se conseguir a remissão total da doença. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.
Procure um dermatologista, ele vai ajudá-lo no diagnóstico da doença e qual o melhor tratamento a ser feito.
Viva sem barreiras e sem preconceito 29/10 dia mundial da PSORÍASE.
Referências:
AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R; AZULAY- ABULAFIA, L. Dermatologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
MITCHELL, R.N. et al. Robbins & Cotran: fundamentos de patologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Saunders Elsevier, 2006.